Como conservar ovos
por Quero Receita
Os ovos se mantem frescos por até um mês, se guardados na geladeira em suas caixas próprias ou no local reservado para eles.
A parte mais arredondada deve ficar para cima. Os ovos, por terem casca porosa, absorvem cheiros fortes, e é bom conservá-los afastados de queijos e cebolas, por exemplo.
Para receitas que pedem claras batidas em neve, os ovos devem ser separados quando frios e as claras batidas em temperatura ambiente, pois crescerão mais.
Os ovos pochês sempre conservarão melhor o seu formato, se forem postos para cozinhar ainda gelados.
Sobras de ovos crus inteiros ou claras e gemas separadas podem ser guardados com segurança por alguns dias, na geladeira, em recipientes hermeticamente fechados.
As sobras de gemas podem ser cozidas: coloque-as em uma panela pequena com água suficiente para cobri-las, levando-se em seguida para cozinhar em fogo baixo até que adquiram consistência.
As sobras de claras também podem ser cozidas duras: coloque-as em uma fôrma pequena untada, leve ao forno quente e deixe por aproximadamente 10 minutos.
Os ovos, também podem ser congelados, inteiros ou gemas e claras separadas, mas nunca com casca, porque o contéudo expande e a casca se rompoe. Para o congelamento proceda da seguinte maneira:
Ovos inteiros: quebre os ovos numa tigela e bata-os com uma pitada de açúcar ou de sal, conforme sua destinação futura. Depois de batidos, coloque-os em potinhos hermeticamente fechados e rotulados com o número de ovos, a data e se tem sal ou açúcar.
Gemas: são preparadas como explicado acima.
Claras: não são batidas, nem levam sal ou açúcar. Rotule com a data e o número de claras.